Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/harlleybh/abrolhos.syssolution.com.br/textpattern/lib/txplib_db.php on line 14
www.ilhasdeabrolhos.com.br: curiosidades

Curiosidades sobre Abrolhos

Atobás:
Os Atobás (Sula dactylatra) são as aves predominantes no arquipélago de Abrolhos, elas se alimentam de peixes. Para pegar os peixes, os atobás podem mergulhar até 8 mt de profundidade. Eles desenvolveram esta capacidade devido a uma glândula que eles possuem abaixo as penas do rabo. Esta glândula possui uma espécie de gordura, ele passa o bico nesta glândula e impermeabiliza suas penas. Após concluir o trabalho de impermeabilização, ele mergulha, pega seu alimento e já sai da água seco, pronto pra começar a voar novamente.


Atobá se aquecendo depois de um mergulho para capturar seu alimento.

Os Atobás também costumam ficar com o bico aberto para a entrada de ar, de acordo com pesquisadores, este movimento acontece para que ele se aqueça após os mergulhos.

Bodes nas ilhas:
Existe uma lenda sobre a chegada dos bodes em Abrolhos. Há muito tempo atrás, ainda na época das grandes navegações, o capitão de cada embarcação, ao encontrar uma ilha desabitada, deixava um bode e uma cabra e seguia viagem. Caso sua embarcação naufragasse por aquela região, a tripulação teria o que comer. Porém os bodes de Abrolhos foram se reproduzindo, até chegar o ponto que está hoje, cerca de 60 cabeças.


Bée – mascote de toda a ilha, a única cabra domesticada no arquipélago

Participe

Ajude a deixar este site mais completo. Dê sua opinião. Envie curiosidades sobre Abrolhos.

Você sabe de alguma curiosidade interessante sobre Abrolhos?
Faça contato através do email contato@ilhasdeabrolhos.com.br

Veja também:
Observação de Baleias
Artigos
Notícias
Ibama
Marinha
As Ilhas
Telefones úteis
Decreto de Criação