Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/harlleybh/abrolhos.syssolution.com.br/textpattern/lib/txplib_db.php on line 14
www.ilhasdeabrolhos.com.br: Baleia de quase 5 metros encalha na Praia de Iracema

Baleia de quase 5 metros encalha na Praia de Iracema

Desde cedo o corpo da baleia boiava no mar da Praia de Iracema. Pescadores e surfistas viram o animal, com sinais de decomposição, sendo carregado pela maré. Por volta das 20 horas, policiais militares chamaram técnicos da Aquasis, ONG que promove pesquisas e ações voltadas para a preservação da biodiversidade, para avaliar o mamífero, identificado como uma fêmea, da espécie bicuda-de-cuvier, de quatro metros e 70 centímetros, que encalhou em frente à estátua de Iracema, próximo ao restaurante Tia Nair.

De acordo com a bióloga Thaís Moura Campos, há poucos registros da espécie no litoral cearense. “É uma baleia de águas profundas”, explicou. O motivo da morte não foi identificado pelos técnicos que estiveram no local, devido ao estado do espécime. “Não temos nem como precisar desde quando está morta, mas está em estado avançado de decomposição e falta um pedaço da cauda”, afirmou Thaís.

Ela contou que não é comum o encalhe de baleias em praias de Fortaleza. “Tivemos um registro no ano passado de uma baleia que encalhou na Praia do Futuro, mas o mais comum é encontrarmos botos encalhados na orla do Ceará”, revelou.

Os biólogos da Aquasis entraram em contato com a Defesa Civil para providenciar uma escavadeira e enterrar a baleia, já que, pelas características, o animal poderia apresentar algum risco de infecção. “Mesmo que não consigamos o equipamento, vamos dar um jeito de enterrá-la ainda hoje (ontem), já que é uma questão de saúde pública”, concluiu.

Fonte: Jornal O Povo